terça-feira, 27 de julho de 2010

Férias e arte na cozinha

Faz um tempão que não posto receitinhas aqui, hein? Não é nem que eu não ande cozinhando, mas nas últimas semanas estava meio sem tempo de anotar medidas, fotografar, escrever...
Bem, mas esta é uma semana de férias, então estou aproveitando para curtir meu amor, passear ao sol e fazer arte na cozinha. Acabaram de sair do forno duas delícias, gostosas e fáceis de fazer.





A torta salgada é daquele tipo "limpa geladeira"; dá pra usar legumes, folhas, talos, molhos no recheio. A massa é ótima, fica parecendo um empadão, e é bem facinha. É uma receita ovolactovegetariana, mas dá pra usar recheios com carne também.
Para fazê-la você vai precisar de:

2 xícaras de leite
3 ovos caipiras
1/2 xícara de óleo de girassol
1 xícara de farinha integral
1 xícara de farinha branca
1 colher (sopa) cheia de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de curry
1 colher (sobremesa) de sal

Bater tudo no liquidificador. Despejar metade em uma forma untada com óleo e farinha, colocar o recheio e cobrir com o resto da massa. Levar ao forno médio por, aproximadamente, 30 minutos.
Recheio: o que a imaginação mandar. Nesta da foto coloquei uma cebola, um tomate e meio pimentão picados, um pedacinho de queijo branco, temperados com óleo de oliva e sal.






A receita doce é um cupcake vegano de cacau que eu adaptei de uma receita que vi no site Pé na Cozinha (recomendo a visita). Foi a primeira vez que eu fiz cupcakes, mas eles ficaram lindinhos e muito saborosos.

Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de farinha branca
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
5 colheres de sopa de óleo de girassol
02 colheres de sopa de vinagre natural de maçã (sem conservantes)
1 xícara de água

Misture todos os ingredientes secos e acrescente o óleo, o vinagre e a água aos poucos. Mexa muito bem.Coloque em forminhas untadas e leve ao forno até assar. Faça o teste do palito para ver se está bom.

A cobertura eu fiz com 100g de chocolate meio amargo da Garoto (acho que é a única marca sem leite) derretido no micro-ondas, misturado com meia caixa de creme de soja da Batavo. Ficou uma espécie de ganache vegan. Huummm!

2 comentários:

  1. Que delícia isso tudo! Vou experimentar :-)

    Boas férias!

    ResponderExcluir
  2. Quantas delícias vegetarianas!
    Nem me vem com esta história de mãe de primeira viagem pois de comidinhas vegetarianas vejo que quem precisa de dicas sou eu! Parabéns, hein? Tenho certeza que o filhote vai crescer forte com uma mamãe tão hábil na cozinha! =)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.