segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pedro Weingärtner: Um artista entre o Velho e o Novo Mundo


Vai até dia 13 de junho, domingo que vem, a exposição Pedro Weingärtner - Um artista entre o Velho e o Novo Mundo, no MARGS. É uma mostra ampla desse importante artista que retratou de modo muito belo e tocante a vida simples do homem do campo, as festas e confraternizações dos imigrantes e as lindas paisagens rurais.

Sobre o artista:
Pedro Weingärtner, pintor gaúcho nascido em Porto Alegre, em 1853, era descendente de imigrantes alemães e passou grande parte da sua vida entre o Velho e o Novo Mundo, realizando uma obra admirável. Morou na Alemanha, nas cidades de Berlim, Munique e Hamburgo e, depois, se mudou para Paris, onde foi aluno de importantes mestres acadêmicos da época. Em Roma, como bolsista do governo brasileiro, concluiu os estudos e consolidou sua formação clássico-romântica, claramente expressa em sua pintura.
Weingärtner é considerado um dos pintores mais representativos do Rio Grande do Sul, no final do século 19. Alguns de seus quadros possuem grande valor documental, porque representam paisagens e costumes regionais.
(Fonte: Jornal VS online)


Gostei muito do que escreveu Cristiane Lisboa, da Revista Aplauso:
(...) E assim, nas paredes do museu, veem-se fragmentos de vidas que jamais vão ganhar uma estátua em praça pública ou lugar de honra nos livros. Mas que ganharam traços através do trabalho de Weingärtner, que, em 1888, foi considerado pelo carioca França Júnior, renomado crítico da época, como “o primeiro pintor brasileiro”. “Nenhum compatriota nosso chegou, com o pincel, a tanta perfeição no desenho, tanta fineza no acabado e tanta observação no estudo”, escreveu França Júnior.
(Leia  seu artigo na íntegra no Fanzine Cultural.)

 Então fica a dica do Caraminholas. Um programinha cultural é tudo de bom, não é?

Serviço:
Pedro Weingärtner – Um artista entre o Velho e o Novo Mundo
Até 13 de junho de 2010, no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul)
Visitação
De terças a domingos, das 10 às 19 horas. Entrada franca.
Endereço:
Praça da Alfândega, s/n°, Centro, Porto Alegre
Fone:  (51) 3227-2311

Um comentário:

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.