sexta-feira, 11 de junho de 2010

Contra a gripe? Saúde!

Com este frio soprando lá fora é importante cuidar bem da saúde pra não ficar gripado. Na verdade, a gripe (e tantas outras doenças) vem quando não estamos dando ao nosso corpo o que ele precisa: nutrientes, descanso, água, conforto, atividade física, alegria.
Nossa saúde é resultado do modo como escolhemos levar nossa vida. Se escolhemos ligar o piloto automático e tocar o barco, nosso corpo, a um certo ponto, protestará: calma lá! E eu?
Se algum poderoso vírus chega e toma conta, será que não deixamos que ele invadisse? Muitas vezes, começa uma dorzinha de cabeça, uma indisposiçãozinha e um arranhãozinho na garganta e a gente nem dá bola, segue normalmente a levar a vida sem dar atenção a esses avisos. E aí esses pequenos sinais de alerta se transformam numa baita dor de cabeça, numa indisposição tremenda e num monte de placas na garganta. Já viu esse filme?

Então, para ajudá-los a evitar as doenças do inverno, preparei umas dicas pra vocês:

1) Coma mel com canela- Faça uma pasta com meio quilo de mel e umas cinco colheres de sopa de canela em pó e coma uma colher por dia no café da manhã. Essa mistura é um santo remédio para um monte de coisas, entre elas o fortalecimento do sistema imunológico. (Confira mais sobre isso aqui.)

2) Beba água - Não é porque está frio que temos que deixá-la de lado. Água para hidratar, tonificar, limpar e deixar nosso organismo em dia.

3) Faça atividade física - Se nos deixarmos levar pela preguicinha ocasionada pelo frio, nosso corpo vai chiar. Atividade física é sempre importante para nossa qualidade de vida. Escolha algo que lhe dê prazer, assim não vai doer nada sair do quentinho para se mexer um pouco.
4) Limpe o nariz - Água filtrada morna, um pouquinho de sal... e respire aliviado. Compre-se um lota ou nasalpote. É um investimento que vale muito a pena. O lota tradicional é um pote de cerâmica muito utilizado na medicina ayurvédica para purificar e revitalizar as vias nasais. Porém, agora existe um tipo de lota feito no Brasil, que se chama Nasalpote (este aí da foto). Sai bem em conta e é ótimo! É presença obrigatória no
meu banheiro. Como disse a sônia Hirsch, minha guru:
Água na temperatura corporal entrando e abrindo poros, amolecendo melecas, o sal desinfetando, acabando com bactérias, vírus, fungos, larvas marvadas e outros resíduos do mal alojados no nariz e nos sínus. Entrando por uma narina, saindo pela outra. Começo de gripe? Tchau. Sinusite? Nunca mais. Rinite? Haha. Vírus? Hahahahaha...
Leia mais aqui: http://nasalpote.com.br/

5) Diminua o consumo de laticínios - Não é conversa de vegano, não. O excesso de leite e derivados enfraquece o sistema imunológico e aumenta a formação de muco. Eu digo por experiência própria. Faz um tempo que venho tomando leites vegetais, evitando os queijos e as manteigas e tenho me sentido muito melhor... e sem gripe!

6) Seja alegre - Talvez seja a dica mais importante. A ciência tem se voltado cada vez mais para isso. Não há dúvidas de que quando estamos alegres e de bem com a vida as defesas de nosso organismo aumentam. Observe-se e verá!
Leia um artigo legal sobre prevenção de doenças e contentamento aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.