domingo, 9 de maio de 2010

Por que as meninas devem assistir à Alice


Estou sem tempo de escrever um texto mais "apurado" sobre o filme Alice no País das Maravilhas. No entanto, queria registrar aqui que gostei muito do filme, apesar de se tratar da "Alice de Tim Burton" e não daquela de Lewis Carrol. Digo isso porque o filme dá uma roupagem totalmente feminista à história da garota que cai no buraco e encontra um mundo fantástico e pleno de elementos nonsense. A Alice de Tim Burton decide, com muita garra e consciência, que caminho vai trilhar, que tamanho vai ter ("desde que eu cheguei aqui, cresci, encolhi, me enfiaram dentro de um bule, me disseram o que fazer... Agora eu decidirei o que fazer!") e que não seguirá as regras que a sociedade inglesa vitoriana quer ditar a ela.
Alice toma as rédeas de seu destino, torna-se heroína de sua própria jornada e, guerreira, enfrenta sozinha o perigoso e ameaçador monstro Jabberwocky.
 
Aqui , no site Psicologia Dialética, é possível encontrar uma crítica psicológica feminista bem legal a respeito do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.