segunda-feira, 19 de abril de 2010

Todo dia era dia de índio

Hoje é Dia do índio (alguém se lembrava?). Incrível o modo como os brasileiros "originais" são tratados na atualidade. Historiadores afirmam que antes de os europeus chegarem à América havia mais ou menos 100 milhões de índios no continente. No Brasil, este número alcançava 5 milhões de nativos. Hoje aproximadamente 400 mil índios ocupam o território brasileiro. A terra que era deles foi sendo reduzida, reduzida e agora limita-se a pequenas reservas. Podemos encontrá-los, sobretudo, pelas calçadas, pelos parques, mendigando, vendendo seu rico artesanato a preço de nada ou colocando suas crianças para cantar para a gente curiosa, que passa, acha bonitinho, até dá uma moeda, sem se perguntar (ou nem querer saber) o que está por trás dessa miséria.


Um recente relatório da organização indigenista Survivor International (ver aqui) trouxe novamente à luz a deplorável situação humanitária vivida pelos índios Guarani e Kaiowá no estado do Mato Grosso do Sul. Como se sabe, há milhares de indígenas vivendo em condições absolutamente degradantes enquanto esperam, à beira de estradas, pela demarcação de seus territórios, como ordena nossa Constituição. 
Ler matéria completa, do Correio da Cidadania, aqui.




2 comentários:

  1. Caaaara... fazia um bom tempo que eu não vinha no seu blog por falta de tempo, e eis que eu me deparo com este post sobre o dia do índio e com este vídeo... fiquei MEGA emocionada! Eu estava nesse show em Copacabana, finalzinho de 2002, eu com 15 anos. E coincidentemente essa música foi uma das mais marcantes de todo o show pra mim. Fazia tempo que eu não via. Você não sabe como eu me emocionei agora, rs...
    Caramba....
    rs

    ResponderExcluir
  2. Méodeos! Tu tava lá, garota? Agora eu também fiquei emocionada! (Na verdade, essa canção me toca sempre, sobretudo com a interpretação desses quatro...)
    Beijos, querida!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.