terça-feira, 13 de abril de 2010

Receita da semana: Sopa de ervilha com ricota e especiarias

Friozinho chegando e o clima ficando mais e mais propício para consumir caldos e sopas... Pois bem, esta aqui inventei ontem e adorei!

Você vai precisar de:
250 g de ervilha seca
meia cebola picadinha
2 batatas médias picadas
2 cenouras picadas
meia ricota amassadinha
6 pauzinhos de cravo da índia
2 sementes de cardamomo
cominho em pó
açafrão da terra
óleo de girassol
sal
óleo de oliva

Escolher, lavar e deixar a ervilha de molho em água fervente por aproximadamente 1 hora. Fritar a cebola num pouco de óleo de girassol e acrescentar a ervilha, a batata e a cenoura. (É importante descartar a água na qual a ervilha ficou de molho e substituir por uma nova. Dizem os especialistas que essa água do molho não faz bem à saúde, por ser rica em fitato, que é um antinutriente.) Quando a ervilha estiver "al dente", vem o grande golpe de mestre da receita: os temperos. A sopa vira um caldeirão da bruxa, muito aromático, salagadula mexegabula bibidi-bobidi-bu... (Alguém se lembra da fada madrinha da Cinderela?)
Pois bem, é chegado o momento de juntar o cravo, o cardamomo e pitadas generosas de cominho e de açafrão (talvez esteja mais pra "punhado" que pra pitadas, mas tem que "sentir" a receita, ir experimentando...). Deixar cozinhar até ficar tudo bem macio. Colocar sal a gosto e acrescentar a ricota. Deixar apurar mais um pouquinho, tudo junto reunido, acrescentando um pouquinho d'água pra não queimar, e voilá! Óleo de oliva, um pãozinho pra acompanhar... Uma delícia! Pura "creminhosidade". ;-)

Um comentário:

  1. Essa parece bem fácil, vou fazer qualquer hora dessas! Mas queria mesmo a receita da lasanha do dias das mães, das 2 aliás, que estavam fantásticas! Torço pra postar por aqui... bjs.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.