sexta-feira, 30 de abril de 2010

Mary and Max

“God gave us relatives. Thank God we can choose our friends.”
(Ethel Mumford -- "Deus nos deu a família. Obrigada Deus, por podermos escolher nossos amigos.")

Ontem o Abramo e eu fomos ao cinema. Nossa ideia inicial era assistir ao filme Alice, mas resolvemos esperar mais um pouco, uma vez que as filas nos cinemas andam muito compridas. Assim, optamos por ir ao Guion ver Mary an Max, uma animação australiana, de Adam Eliott, em stop-motion, que trata de uma linda amizade epistolar entre uma menina de 8 anos de idade e um homem na casa dos 40.
Apesar da diferença de idade, os personagens tem muito em comum, uma vez que são dois corações  solitários que veem muita dificuldade em lidar com o mundo como ele é.
Mary é uma menina australiana que possui uma mãe alcoólatra e um pai distante e que é vítima de bullying na escola. Max vive em Nova York, não sabe interpretar expressões faciais, é comedor compulsivo, ateu e não gosta de ter contato com as outras pessoas, pois elas são muito confusas. O mote da história é a troca de cartas dos dois e o quanto a amizade que se desenvolve a partir disso ajuda-os a levar suas vidas adiante. (E suas vidas não são nada fáceis!)
O que é mais legal no filme é que esse desenrolar se dá sem pieguices ou soluções mágicas. O tom é tão melancólico quanto as cores do filme, todo em matizes de cinza e marrom, porém a mensagem que prevalece é a de que a amizade é um dos maiores presentes que podemos ganhar nessa vida, pois são os amigos que nos ajudam a passar pelas dificuldades e auxiliam nossa jornada neste mundo a ser mais leve e suave.

P.S.1: A trilha sonora é esplêndida!
P.S.2: Leve lenços de papel.


4 comentários:

  1. Puxa, dá até raiva pensar que fui ver Iron Man ontem. Só valeu pena trilha sonora, pelo Chaplin e pela Scarlet.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai, vou assistir! Adoro animações, ainda mais com essas temáticas! Valeu a dica!

    beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Ai que máximo! Se ainda estiver em cartaz no próximo findi quero ver, se não vou locar o DVD! Ótima dica Aline! E obrigada por participar da minha campanha, eheheh... Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Vejam, sim, garotas! Vale muito a pena!
    Beijos e muito obrigada pela visita!
    (Viva as exclamações!) ;-)

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.