quarta-feira, 24 de março de 2010

Receita da semana: Risoto de quinua com azeitonas e castanhas


Nossa estrela da semana, a quinua, é um grão riquíssimo em proteínas, com baixo teor de colesterol e rico em lisina, aminoácido que ajuda a aumentar nossa imunidade e melhorar nossa memória.

Sei que o preço da quinua é meio salgado, porém acredito que o que gastamos com saúde hoje, economizamos com doença amanhã, não é mesmo?
Assim, vamos à receita. Você vai precisar de:
1 xícara de quinua em grãos
1 cebola picada
1 tomate picado
60 g de azeitonas sem caroço picadas (aproximadamente metade da embalagem)
8 castanhas do pará picadas
1 envelope de Sazon amarelo
1 caixa de creme de soja
Óleo misto de oliva e girassol para refogar
Sal
Queijo ralado para polvilhar

Preparar a quinua conforme as instruções da embalagem. Reservar. Refogar no óleo primeiramente a cebola. Quando ficar douradinha, acrescentar o tomate, as azeitonas, as castanhas e o Sazon. Refogar uns minutinhos até que o tomate comece a soltar líquido. Misturar à quinua.  Com o fogão aceso, em fogo baixo, incorporar delicadamente o creme de soja à quinua. Ajeitar o sal. Polvilhar com queijo ralado e servir.


Gostaria de ressaltar que o creme de soja é uma ótima alternativa ao creme de leite. As receitas não perdem nada em sabor e nós ganhamos em saúde, pois, além de não ter colesterol, o produto não tem lactose (ou
seja, não nos deixa estufados como fazem os derivados de leite).

Este risoto é um presente para o paladar... Os contrastes de sabores e texturas ficaram uma maravilha! O salgado da azeitona versus o adocicado da quinua; o crocante da castanha versus a cremosidade do conjunto... Huuummm!

Um comentário:

  1. Que prato lindo! Não conheço esse grão, ci credi? Qdo voltar ao Brasil, irei atrás dela.

    beijos

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.