terça-feira, 2 de março de 2010

Receita da semana: Escondidinho de grão de bico e inhame

 


Criei domingo passado este prato, muito gostoso e prático, à base de dois ingredientes que eu amo: inhame e grão de bico.
O inhame é um rizoma altamente nutritivo, rico em vitaminas do complexo B, betacaroteno, tendo mais proteínas do que o trigo e mais fibras que o farelo de aveia. Além disso, fortalece o sistema imunológico, limpa o sangue e protege de infecções causadas por mosquitos, como dengue e febre amarela.
Já o grão de bico, além de uma boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas, é rico em triptofano, aminoácido essencial para produzir a serotonina, substância responsável pelo prazer e pelo bem-estar. Ou seja, é um alimento que nos deixa feliz!

Bem, para fazer esta receita você vai precisar de:

2 xícaras de grão de bico já preparado (não esqueça de aproveitar a água do cozimento para fazer arroz ou uma sopinha. É gostosa e nutritiva!)
1 tomate bem maduro
1 cebola picadinha
2 dentes de alho
1/2 lata de tomates pelados
350g de inhame (aproximadamente uma bandejinha)
20g de margarina especial para culinária
Temperinho verde a gosto
Óleo de girassol
Sal
Curry
Pimenta-do-reino
Queijo ralado (opcional)

Refogue a cebola e o alho no óleo de girassol. Acrescente os tomates, o grão de bico e os tomates pelados. Tempere com sal e curry (eu coloquei bastaaaante curry, pois adoro!). Cozinhe esse molho até encorpar.

Enquanto faz o molho, coloque o inhame pra cozinhar (já descascado e cortado em pedaços) com um pouco de sal. Atenção, pois ele cozinha bem rápido. Quando estiver macio, faça um purê consistente. Como o inhame contém muita fécula, utiliza-se a própria água do seu cozimento e margarina para fazer esse purê. Arrume o sal, coloque uma pitada de pimenta e o tempero verde. 
Por fim, coloque o molho de grão de bico em uma assadeira, cubra com o purê de inhame e leve ao forno por 30 minutos (até criar uma crostinha).Se quiser, pode colocar também um pouco de queijo ralado por cima.
Olha aí embaixo o escondidinho se revelando...
 

2 comentários:

  1. Prima, esse blog está muito legal. O escondidinho deu água na boca, vou fazer pra Frâ. Ótima receita natural e deliciosa! Continue postando para a gente se inspirar. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga!
    Amei teu blog!
    Estou com saudades!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.