quarta-feira, 17 de março de 2010

Receita da semana: Abobrinha recheada com ricota e quinua



Esta receita eu fiz hoje, no meu almoço, e fiquei muito satisfeita com o resultado. Para fazê-la, você vai precisar de:

1 abobrinha italiana
1 tomate picadinho
1 cebola picadinha
2 colheres de ricota amassada
1 colher de quinua em flocos (pode substituir por aveia ou por Trato)
Meia pimenta dedo de moça picada (a minha era em conserva, no óleo de oliva)
Cominho
Açafrão da terra
Sal
Óleo de girassol
Óleo de oliva
Queijo ralado

Corte a abobrinha duas ou três vezes na vertical. Com uma colher, retire a polpa de cada pedaço, fazendo uma espécie de "copinho" (ou seja, tem que ficar um fundinho para apoiar o recheio vindouro). Reserve essa polpa.
Em uma frigideira, frite a cebola no óleo de girassol e vá acrescentando a polpa da abobrinha, o tomate, a ricota e a quinua. Deixe cozinhar durante uns 5 minutos mexendo sempre e, por fim, adicione a pimenta, o cominho, o açafrão e o sal (eu carreguei na pimenta,pois adoro; porém, fica tudo a gosto do freguês). A mistura vai ficar com consistência cremosa.
Recheie os "copinhos" com essa mistura. Salpique cada um deles com queijo ralado e um fiozinho de óleo de oliva e leve ao forno médio por aproximadamente 15 minutos, ou até as abobrinhas ficarem macias (experimente com um garfo).
Eu comi com arroz à grega e salada de couve flor. Prato gostozin-e-facin demais.

Um comentário:

  1. Parece uma tortinha, que delícia deve ter ficado! Esse quero provar...

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.