domingo, 28 de fevereiro de 2010

Absorventes higiênicos verdes: cuidando de mim e do planeta


"Incomodada ficava a sua avó!" Lembro-me ainda desta propaganda de absorvente interno da década de 80, na qual uma mulher (acho que era uma atriz global) conclamava a mulherada a aderir à praticidade e à modernidade dos absorventes íntimos e descartáveis.
Não sei se minha avó ficava incomodada, na boa. Ela era uma mulher simples, humilde e que tinha como maior preocupação na vida educar e criar bem os filhos. Acho que ela não ia se incomodar de lavar uns
paninhos sujos com seu próprio sangue...
Mas eu, sim, ficava muito incomodada com o lixo que produzia mensalmente devido ao uso de absorventes higiênicos. Dessa forma, fui atrás de uma solução de absorvente higiênico "verde". E não é que encontrei uma solução tão legal que não sei como vivi sem ela até hoje?
A alternativa aos poluentes, descartáveis e não-recicláveis absorventes que encontramos por aí são os chamados coletores ou copinhos menstruais, garotas! Trata-se de uma espécie de copinho de silicone, como o da figura, ultra-anatômico, que se adapta ao interior da vagina e no qual o fluxo é recolhido, sem vazamentos e nem odores desagradáveis. A cada 12 horas (sim! 12 horas!) você tira, lava e coloca de novo. Terminado o ciclo, é só higienizá-lo com água fervente e guardá-lo para o próximo ciclo. Com esses poucos cuidados, ele pode durar mais de uma década. Ou seja, é prático, higiênico e muuuuito econômico. (Sem contar na satisfação que dá não investir meu suado dinheirinho em produtos de megaconglomerados, como a Unilever...)
Os copos são produzidos por diversas marcas como: DivaCup , FemmeCup e Green Donna.
O meu é da Green Donna e eu comprei no Guia Vegano.

2 comentários:

  1. Caramba, que engraçado, parece um funilzinho! Não sei se eu teria coragem de usar isso, hehehe!

    ResponderExcluir
  2. Hehe!
    Isabela, sei que pode parecer estranho, mas é realmente muito anatômico. A gente nem sente que tá usando mesmo! Bj e valeu pela visita!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Caraminholas! Fico muito contente em saber sua opinião.